segunda-feira, 8 de outubro de 2012

É permitido estudar aos domingos?


                A importante distinção a ser observada em manter o descanso dominical esta entre o trabalho servil, opera servilia, e trabalhos liberais, opera liberalia. Nota-se que a interdição da Igreja não depende do proposito, ou razão para qual os trabalhos são feitos, mas na natureza do trabalho propriamente dito. Trabalhos servis feitos por caridade são proibidos de domingo, como aparar a grama do vizinho ou pintar sua garagem, e trabalhos liberais são permitidos, mesmo se feitos por lucro, como pintar pinturas para vender.              
                Você pode admirar qual a diferença, então, esta entre trabalho servil e trabalhos liberais, e por que é que os trabalhos servis são particularmente proibidos, S. Tomas de Aquino explica na Summa Theologica (IIa IIae, Q. 122, A. 4, ad3).
               Trabalho servil é assim chamado da servidão, e servidão é dividida em tres. Uma onde o homem é servo do pecado, de acordo com Jn. 8,34 “qualquer um que comete pecado é servo do pecado,” e neste caso todos os atos pecaminosos são servis. Outra servidão é quando um homem serve outro. Agora um homem serve outro não com sua mente, e sim com seu corpo. Portanto em respeito a estes trabalho são chamados servis pelo meio qual um homem serve outro. O terceiro é a servidão a Deus; e neste caminho esta o trabalho da adoração, que pertence ao serviço de Deus, pode ser chamado de trabalho servil.
                Claramente os domingos são consagrados a adoração de Deus, e trabalhos servis nesse terceiro sentido não são apenas permitidos mas obrigatórios. Alem disso, trabalhos servis no primeiro sentido de pecado são sempre proibidos, mas especialmente no domingo, o dia que é especial para dar a Deus maior gloria. Se trabalhos servis no segundo sentido de atividades físicas antigamente feitas por servos são expressamente proibidas nos domingos, isto é porque as preocupações nesses assuntos são parte da punição pelo pecado original ( Gênesis 3,19 “Comerás o teu pão com o suor do teu rosto”) e dificulta a alma de ser elevada as coisas de Deus, de contemplar a eternidade, e tomar conta de sua salvação eterna e a maior gloria de Deus. Não apenas as artes liberais, que expressão a elevação das almas e a consideração da beleza, verdade e bondade em graus variados. O Domingo deve ser consequentemente usado para a alma para expressar sua liberdade de conhecer, amar e servir a Deus não apenas por participar da santa missa e dos oficios da Igreja, e também pelo seu exercício e/ou apreciação das artes liberais. Isso é resumido por Jonas:
                Trabalhos liberais e artísticos são também lícitos: estudar, ensinar, desenhar, design de arquitetura, tocar, musica, escrita (mesmo digitação), pintura,  esculpir esculturas delicadamente, bordar, tirar fotos. Estes trabalhos são lícitos mesmo se feitos por remuneração ( Teologia Moral).
                Porem, pode ocorrer ocasiões que mesmos as artes liberais dificultam a adoração de Deus pela alma, quando elas são imorais e ocasiões de pecado, ou quando uma pessoa esta tão preocupado com elas que não assiste a missa ou atende seus deveres espirituais. Nestas circunstâncias, estudo também se torna pecaminoso no domingo [respondido pelo Pe. Peter R. Scott]

Um comentário:

  1. Muito bom! Só procure justificar o texto, penso que ficaria melhor, Sr. Chevalier.

    ResponderExcluir